.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

ESCOTISMO: 100 ANOS SEMPRE ALERTA PELO MUNDO

Tarde de sábado nublada em uma praça de Guaratinguetá, no interior paulista. Um grupo de homens, mulheres e jovens, vestidos com uniforme cáqui, está reunido na forma de um círculo humano, em cujo interior, 12 crianças trajando uniforme azul escuro completam o cenário. Trata-se do início de mais uma reunião do Grupo Escoteiro Sarça Ardente, que é o grupo número 232 do estado de São Paulo.

Grupo Sarça Ardente, no início de mais uma reunião


A forma humana circular do início da reunião, assim como a disposição circular das barracas nos acampamentos escoteiros de todo o mundo, se repete há mais de 100 anos, desde agosto de 1907, quando o general inglês Robert Baden-Pawell, ou simplesmente B-P, como é chamado pelos escoteiros, reuniu um grupo de 21 jovens, uma criança e mais alguns auxiliares na pequena Ilha de Brownsea, que fica na costa da Inglaterra, no Canal da Mancha.


Primeiro acampamento escoteiro realizado por Baden-Powell, em 1907, ...

na pequena Ilha de Brownsea, perto do litoral inglês

Baden-Powell tinha 50 anos quando decidiu organizar o acampamento para os jovens, depois de já ter servido no exército inglês por 31 anos, onde adquiriu vasta experiência na vida ao ar livre, durante as campanhas de combate contra tribos das colônias inglesas na Índia e na África do Sul. O feito mais famoso de Baden-Powell durante a carreira militar foi a resistência ao cerco à cidade de Mafeking, na África do Sul, onde ficou sitiado com sua tropa por 217 dias, de outubro de 1899 até maio de 1900. Baden-Powell resistiu às forças do contingente superior dos inimigos africanos, até que as tropas inglesas conseguissem abrir caminho para socorrê-lo.

Baden-Powell organizou o primeiro acampamento escoteiro, em agosto 1907, baseado no pensamento de que a ocasião seria ideal para pôr em prática um método de atividades ao ar livre que contribuiria para a educação de jovens. B-P enviou então uma carta para alguns pais e mães conhecidos seus: "Me proponho realizar um acampamento com meninos selecionados, para que aprendam Escotismo durante uma semana, nas próximas férias de agosto"..."A alimentação, a preparação dos alimentos, os aspectos sanitários, etc., serão cuidadosamente supervisionados...", escreveu ele.


Baden-Powell e a saudação escoteira 'Sempre Alerta!'. Os dedos representam os três itens da Promessa Escoteira

O primeiro acampamento escoteiro fui um sucesso. Baden-Powell percebeu que as atividades ao ar livre exerciam forte atração sobre os jovens de todas as classes sociais, que aprendiam técnicas e, ao mesmo tempo, eram educados para uma vida futura como cidadãos dignos.

Sinais de pista ensinados aos escoteiros de todo o mundo, para serem usados como códigos informativos em ocasiões de atividades nos campos, florestas e montanhas. Alguns desses símbolos já eram usados por tribos indígenas milenares

Tomado por entusiasmo após o sucesso do primeiro acampamento, Baden-Powell realizou palestras sobre seu novo método educativo e escreveu, a partir de janeiro de 1908, seis fascículos quinzenais que logo foram reunidos e lançados em um livro, "Souting for Boys" (Escotismo para Rapazes). O livro popularizou o Escotismo por toda a Inglaterra e por diversos países do mundo. Na América do Sul, o Chile já tinha suas primeiras tropas escoteiras em 1908.


No Brasil, o Movimento Escoteiro chegava em 1910, mesmo ano em que Baden-Powell decidiu pedir afastamento do exército inglês para se dedicar exclusivamente ao Escotismo. B-P percebeu que poderia ser mais útil ao seu país instruindo a nova geração para uma boa cidadania, ao invés de preparar homens adultos para uma futura guerra.


Agora dedicado exclusivamente ao Escotismo, Baden-Powell fez uma viagem pelo mundo em 1912, para conhecer os grupos escoteiros de diversos países. Foi aí que surgiu a idéia de fazer do Movimento uma Fraternidade Mundial. Sendo assim, em 1920, os escoteiros de todo o mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros, chamada de Primeiro Jamboree Mundial. Na última noite do evento, Baden-Powell foi proclamado Escoteiro-Chefe-Mundial, diante de uma animada multidão de jovens de todo o mundo.



Foram realizados outros Jamborees mundiais na seqüência (1924 na Dinamarca, 1929 na Inglaterra, 1933 na Hungria e 1937 na Holanda). Além da organização dos Jamborees, B-P também fez longas viagens pelo mundo e manteve correspondência com dirigentes escoteiros de muitos países, no intuito de fortalecer os elos e os laços formadores da Fraternidade Mundial dos Escoteiros.


Baden Powell trabalhou intensamente pelas causas do Movimento Escoteiro até os 80 anos de idade, quando foi morar com sua esposa no Kenia, onde morreu aos 83 anos, em janeiro de 1941, rodeado por um cenário formado por quilômetros de florestas e montanhas com picos cobertos de neve.


O Símbolo dos escoteiros é a Flor-de-Lis, que representa a orientação para a direção certa, para o alto, mostrando o caminho para o cumprimento do dever e da ajuda ao próximo. As três folhas que formam a Flor-de-Liz também lembram os três itens da promessa escoteira, que são: "Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível: 1 – Para cumprir meu dever para com Deus e a minha pátria, 2 – Para ajudar o próximo em todas as ocasiões e 3 – Para obedecer a lei do escoteiro."

A Flor-de-Liz é o símbolo do Escotismo em todo o mundo, e é entregue ao escoteiro como distintivo do uniforme no ato da Promessa Escoteira. A fim de distiguir as diferentes nacionalidades, cada país adota geralmente um emblema nacional sobre a Flor-de-Liz. No caso do Brasil, o símbolo escoteiro recebe o Selo da República, com o círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul no interior. Embaixo, ainda figuram o lema do Escotismo (Sempre Alerta!), e um nó, que representa a boa ação diária que cada escoteiro deve praticar, sem que haja recompensa em dinheiro por isso

Os itens da LEI do ESCOTEIRO são: 1 - O escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais do que sua própria vida, 2 – O escoteiro é leal 3 – O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação, 4 – O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, 5 – o escoteiro é cortês, 6 – O escoteiro é bom para com os animais e as plantas, 7 – O escoteiro é obediente e disciplinado, 8 – O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades, 9 – O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio e 10 – O escoteiro é limpo de corpo e alma.

Na reunião do Grupo Escoteiro 232 SP (Sarça Ardente), em Guaratinguetá, era possível observar na prática todo esse clima cordial e ordeiro da conduta dos escoteiros. Alguns membros eram saudados pelo resto do grupo, por terem se destacado no último acampamento. Seguia-se o coro de "Bravo! Bravo! Bravíssimo!" e os homenageados respondiam: "Grato! Grato! Gratíssimo!" em alto e bom som, sempre cadenciado por uma salva de palmas escoteira, executada por todo o grupo.

Em determinado momento, os lobinhos, que são crianças entre 6 e 10 anos, se retiram caminhando enfileirados em direção a uma sala no interior da sede do Grupo Sarça Ardente, onde irão participar de atividades educativas, separados do resto do Grupo. As atividades dos lobinhos, quase sempre lúdicas, visam introduzir as crianças na prática escoteira.

No interior da sala, os lobinhos sentam-se e a chefe escoteira, chamada de "aquelá" por eles, começa indagando sobre a preferência do cardápio para o próximo acampamento. Quando a "aquelá" Mara fala em abóbora ou mandioca com carne, e chá de camomila, os lobinhos, como quase todas as crianças da mesma idade, não aprovam a idéia. No entanto, quando lhes é apresentada a alternativa de hamburguer com batatas fritas, a alegria é subitamente expressa num coro unânime de um ÊÊÊÊ! infantil cheio de vitalidade.

"Alcatéia" de lobinhos do Grupo Escoteiro 232 SP (Sarça Ardente)

Os lobinhos formam a classe do Escotismo que reúne crianças com idades entre 6 e 11 anos. Dos 11 aos 15, os já adolescentes são escoteiros. Dos 15 aos 18 anos, os jovens passam para o quadro sênior e, dos 18 aos 21 anos de idade, a atividade escoteira abrange a classe dos pioneiros, depois da qual, pode ser desempenhada a função de chefe escoteiro.

Para o chefe Charles, de 38 anos, que é escoteiro desde 1977 e também trabalha na Cadeia Pública de Guaratinguetá, o Escotismo é uma satisfação pessoal: "Se eu conseguir tomar conta e educar essas crianças hoje, não vou precisar tomar conta delas na Cadeia Pública mais adiante", diz o chefe Charles.

Chefe Charles à esquerda e, na seqüência, chefe Catarina, chefe Arnoldo e chefe Renê, um dos fundadores e idealizador do Grupo Escoteiro Sarça Ardente, que fica à Praça Esmeralda, nº 106, no Jardim Aeroporto, em Guaratinguetá / SP


Há 5 anos no Movimento Escoteiro, Larissa, de 11 anos, é uma das monitoras da Tropa El Shaday, do 232º Grupo Escoteiro do estado de SP

A semente inicial plantada pelo inglês Baden-Powell no acampamento da Ilha de Brownsea, em 1907, fecundou e floresceu pelo mundo completando seu primeiro Centenário em 2007. Calcula-se que 500 milhões de homens e mulheres já tenham prometido viver de acordo com a Lei e a Promessa Escoteira nesses 100 anos de existência da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Hoje, são mais de 28 milhões de membros em 216 países e territórios, que formam a maior associação para a educação não formal de jovens no Mundo. Um imenso elo que faz a Fraternidade Mundial Escoteira parecer, em escala global, com os círculos humanos tão tradicionais nas reuniões dos escoteiros desde 1907, Sempre Alerta!
Cássio Ribeiro

2 Comentários:

  • muito legal eu adoro isso eu tambem sou escoteira mas nao sou monitora ou submunitora gostaria de ser, eu sou muito dedicada adoro oque faço lá tem todos jogos esportivos eu gosto disso eu sou muito esportiva o nome da minha patrulha é pinguim o nome das outras é falcao, escorpinhao, leao, as pessoas das outras patrulhas rir e mamgao mas eu nao ligo pra oque eles dizem eu gosto mesmo e de acampar e partisipar dos jogos bjokassssss!!!!!

    Por Blogger ellen carollyn, às 20 de abril de 2010 às 09:13  

  • sempre alerta

    Por Blogger ellen carollyn, às 20 de abril de 2010 às 09:14  

Postar um comentário

<< Home