.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

IMPERIALISMO AO PÉ DA LETRA

Os dicionários da língua portuguesa definem, num contexto generalizado, o significado da palavra império como: (1 - Nação regida por um imperador), (2 – Autoridade, comando e domínio) e (3 – Grande empresa ou conjunto de empresas de um único dono).

O Brasil libertou-se de Portugal em 1822, passando a ser a partir de então, uma nação teoricamente livre e independente. Porém, o contexto surgido um pouco antes, a partir das revoluções Francesa e Industrial inglesa, apresentou ao mundo uma nova classe muito mais tirana que as anteriores; falo da burguesia, aquela mesmo que, como dizia a letra do saudoso poeta Cazuza, fede.

Fede a burguesia, dentro de uma mesma nação, quando explora o ser humano operário pobre. Fede a burguesia, quando coloniza, invade, catequiza e impõe suas regras de mercado, que transformam países com imenso potencial como o Brasil, livre em teoria desde 1822, em meros dependentes colonizados em pleno correr do século 21.



Esta dominação começa por meio da dependência econômica e se complementa numa intensa influência nos costumes culturais do país dependente. Apresentando nosso Brasil como exemplo, até a década de 1960, nossa cultura era influenciada pelos costumes franceses e, a partir dos 60, passamos a sofrer uma ‘invasão’ norte-americana de influências culturais cada vez mais freqüentes na alma e na essência de nossa ‘brasilidade’ original. Hoje, somos muito mais próximos culturalmente dos Estados Unidos do que de nossos vizinhos sul-americanos.

O poder econômico das empresas e dos bancos dos países ricos controla o país mais pobre, cada vez mais endividado e sem possibilidades de investimento em sua produção industrial, crescimento e resolução dos problemas sociais de seu povo.

A principal característica dos países ricos capitalistas, cujos principais exemplos são Estados Unidos, União Européia e Japão, está na posse de suas empresas, fábricas e fazendas nas mãos de uma minoria de pessoas, e não dos verdadeiros donos, o povo e o Estado. Essas empresas privadas dos países ricos precisam crescer e aumentar cada vez mais seus lucros. Tal crescimento dos lucros começa dentro de cada país. As grandes empresas assumem então o controle absoluto de um mercado interno, derrubando as menores da concorrência.

As grandes empresas reduzem seus lucros vendendo seus produtos mais baratos. Dessa forma, destroem os pequenos concorrentes, e os preços dos produtos voltam a subir posteriormente, ficando mais altos do que antes. O mercado interno de um país passa a então a ser dominado de forma absoluta e desaparece a livre concorrência, que é uma característica muito defendida pelos capitalistas para promover seu sistema.

Nesse estágio de monopólio absoluto, o Capitalismo sai de sua nação de origem e se espalha como uma "praga" pelo mundo, gerando o Imperialismo, de que nós brasileiros tanto somos vítimas, quase sempre sem termos consciência desse processo de dominação.



A ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), controlada pela minoria de países ricos, que se organizaram numa assembléia a fim de partilhar o mundo em retalhos de zonas de influência, chama seus fantoches econômicos de emergentes, no lugar da denominação anterior (países do 3º mundo). Peraí, emergente de onde para aonde, se não existe nenhuma sombra de possibilidade de um dia todos os países do mundo tornarem-se igualmente ricos. Se todos os países do mundo consumissem na mesma escala que os Estados Unidos, seriam necessários uns 3 planetas Terra como fonte de matéria prima; matemática impossível essa.


Tolos são aqueles que acreditam na historia imposta pelos países ricos para maquiar a sua dominação imperialista pelo mundo. É muito fácil classificar o presidente venezuelano Hugo Chávez como louco e inconseqüente, como é feito atualmente pela grande mídia.


Sempre que alguém conclama os países pobres a se unirem, logo é tratado com desdém e ares de desmoralização e descrédito pela grande imprensa, que por sua vez pertence aos grupos de comunicação ligados aos interesses imperialistas da elite interna de cada país. Essa elite se vende e escraviza seus semelhantes nacionais das classes sociais menos favorecidas.


Conscientização, reação e mudança são fatores que devem ser inseridos na educação de base do povo. A mudança deve começar pela fase de socialização das novas gerações, já que as gerações anteriores foram envolvidas desde seus verdes anos pelo modelo que ai está, e nunca possibilitará mudanças em termos de igualdade social e econômica.

O mal econômico, a miséria, a inflação, o crime e o caos nas grandes cidades brasileiras são simples reflexos do pior produto que vem de fora e nos é imposto sem possibilidade de escolha; um produto em forma de sistema, que a maioria dos brasileiros nem sabe que existe, trata-se do Imperialismo.

Autoridade, domínio e imposição: termos abstratos de um sistema que mostra-se apenas nas conseqüências e não na base de suas causas. Ocorre de forma sutil sem ação armada, mas domina, escraviza, invade, e subjuga seres humanos tão humanamente comuns quanto seus dominantes primatas e, porque não, imperialistas selvagens.

Cássio Ribeiro. E-mail: zzaapp@ig.com.br

2 Comentários:

  • Texto ótimo!
    valeu!!

    Por Blogger ○ kelly, às 10 de março de 2009 15:26  

  • QUER GANHAR DINHEIRO COMPRANDO DA CHINA



    Você gostaria de comprar produtos direto da china a preços muito baixos? Vender esses produtos em sites de leilão como o Mercado Livre e outros e tudo sem nehum trabalho, sem precisar de estoque, sem gastar nada para comprar os produtos e sem ter que ficar enviando produtos? O material do site mostra como você pode Ganhar Dinheiro trabalhando na internet sem sair de Casa, visite o site:
    http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm





    como importar produtos dos estados unidos
    download como importar da china gratis
    aprenda a importar da china
    aprenda importar da china
    comercio da china
    como exportar e importar
    como importar
    como importar celulares
    como importar china
    como importar da china
    como importar da china para o brasil
    como importar direto da china
    como importar dos estados unidos
    como importar dos eua
    como importar eletronicos
    como importar perfumes
    como importar produtos
    como importar produtos da china
    compra da china
    compra dos estados unidos
    comprar da china
    comprar direto da china
    comprar dos estados unidos
    compras dos estados unidos
    compre dos estados unidos
    direto da china dos eua
    exportar importar
    importacao da china
    importador da china
    importadoras da china
    importadores da china
    importados da china
    importar
    importar celular
    importar celular da china
    importar da china
    importar da china download
    como comprar da china
    comprar direto da china
    como comprar direto da china
    comprar celular da china
    comprar produtos da china
    comprar da china pela internet
    como comprar produtos da china
    como comprar direto da china para revender
    comprar da china para revender
    comprar direto da china frete gratis
    comprar direto da china para revender
    comprar celulares da china

    Visite o Site:
    http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm
    ebookrevenda@gmail.com

    Por Blogger Ebook Revenda: http://ebookrevenda.ueuo.com, às 30 de setembro de 2011 08:47  

Postar um comentário

<< Home