.

domingo, 2 de março de 2008

A SAUDOSA RÁDIO RELÓGIO FEDERAL

Nas décadas de 70, 80 e 90, quem ligasse o rádio na sintonia de AM 580 Khz, logo ouvia uma curiosa programação. Primeiro um toc toc toc, assim mesmo, um toc toc toc incessante dos segundos ao fundo, e uma transmissão mais ou menos assim: "Você sabia? O primeiro cronômetro marítimo foi construído no ano de 1715 pelo inglês John Harrison. A formiga pode levar 70 vezes o seu peso. A luz do sol demora aproximadamente 8 minutos e meio para chegar à Terra; o prezado ouvinte sabia? Toc toc toc, seis horas, cinqüenta e quatro minutos, zero segundo, pim pim pim toc toc toc." O pim pim pim era mais fino e entrava sempre depois que a hora certa era informada minuto a minuto, 24 horas por dia, pela voz da locutora Íris Lettieri.

Era a ZYJ 465 Rádio Relógio Federal, que marcou época na história do rádio brasileiro. Naqueles tempos, acertar o relógio era sinônimo de sintonizar a Rádio Relógio Federal. Muitas pessoas nem tinham relógio, pois bastava a pilha do rádio estar boa, que a hora era ouvida com um complemento de notas informativas culturais minuto a minuto, sem interrupção.

No meio da década de 80, muitas mães abriam a porta e a janela do quarto das crianças lá pelas 6, 7h da manhã:

— Você vai perder a hora da aula !

O sol matinal então invadia o ambiente e o rádio era ligado na Rádio Relógio. A rotina diária de muita gente começava assim: "Você sabia? O coração da baleia da Groelândia pode pesar até 5 toneladas. A palavra Maricá tem origem no Tupi, e significa capim de espinhos." O Toc toc dos segundos sempre ao fundo. "A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol. Cada minuto que passa, um milagre que não se repete, toc toc toc, seis horas, cinqüenta e cinco minutos, zero segundo pim pim pim toc toc toc... Rádio Relógio Federal; cultura, noticias e a hora certa do Observatório Nacional, 24 horas no ar, minuto a minuto." E assim a programação fluía. No lugar de ponteiros girando, ou números digitais se sucedendo, as vozes, o toc toc toc e o pim pim pim incessantes ecoavam nos 580 Khz do rádio.

Muita gente, principalmente as crianças, achavam que a pobre locutora Íris Lettieri ficava 24h tendo que dizer a hora certa a cada minuto, e que só podia alimentar-se ou ir ao banheiro no intervalo entre cada minuto que informava. E os cochilos? como seriam? Se ela logo "tinha" que voltar correndo para dizer: "Seis horas, cinqüenta e seis minutos, zero segundo pim pim pim toc toc toc...."

Claro que as gravações das 24h reproduzidas minuto a minuto pela Rádio Relógio foram feitas aos poucos, em um antigo equipamento chamado Gerador de Hora Falada, fabricado pela firma alemã Assmann, em 1975.

O gerador de hora falada que era usado na Rádio Relógio Federal



Três momentos da voz da hora da Rádio Relógio, a jornalista, atriz, e locutora carioca Íris Lettieri. Primeiro como modelo...

como capa da 1ª revista colorida brasileira, O Cruzeiro, de Assis Chateaubriand...


e atualmente na casa dos 60. A locutora tem sua bela voz reproduzida nos principais aeroportos do Brasil, orientando o horário e o local de embarque dos passageiros

Dois sites disponibilizam o áudio da Rádio Relógio: http://pcdsh01.on.br/horafalada.htm, onde é possível ouvir a hora certa, e o http://aimore.org/radio/Radio_AM_FM_Gravacoes.html, que disponibiliza algumas vinhetas da antiga emissora.

Alguns comerciais da Rádio Relógio também marcaram época e ficaram famosos: "Material elétrico, alta e baixa tensão, atacado e varejo, R. Pinto, que canta de galo com preço de milho picado; General Caldwell, 173, pertinho da Central. Pneu carecou? HM trocou.

A Rádio Relógio Federal foi fundada em 1956. Passou a pertencer, desde 1966, à denominação evangélica Igreja Pentecostal de Nova Vida, do Bispo Roberto McCallister. À exceção dos domingos, quando transmitia os cultos da Igreja de Nova Vida das 7h da manhã às 23h, a programação diária da Rádio era:

Do minuto zero ao minuto 10: Cinema na relógio
Do minuto 10 ao minuto 15: Agenda relógio
Do minuto 15 ao minuto 20: Relógio Notícias
Do minuto 20 ao minuto 30: Falando de Esportes
Do minuto 30 ao minuto 35: Café Espiritual com o bispo Roberto
Do minuto 35 ao minuto 45: Movimento cultural da relogio
Do minuto 45 ao minuto 50: Relógio Notícias
Do minuto 50 ao minuto 59: Você sabia?

No início da década de 1990, passando por dificuldades financeiras e com baixos índices de audiência, a Rádio Relógio foi vendida para a Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada e liderada pelo pastor missionário R.R. Soares. Chegava ao fim o estilo radiofônico tão singular da saudosa Radio Relógio Federal, que tanto marcou gerações e foi o símbolo de uma época no rádio brasileiro.

Cássio Ribeiro. E-mail: zzaapp@ig.com.br

78 Comentários:

  • Dr. Orias, agradeço de coração sua visita e o seu atencioso comentário. Um forte abraço!

    Por Blogger Cássio Ribeiro, às 16 de maio de 2008 às 09:52  

  • Caro Cassio...você é o "cara"mesmo!!! com essa matéria vc matou a curiosidade de tanta gente que nem imagina...à anos venho procurando na net noticias sobre a rádio relógio e nunca encontrava,parecia até que eram informações restritas...tenho 22 anos e cresci ouvindo o toc,toc,toc e aquela voz "maneirinha" informando as horas,eu era tão curioso que as vezes os amiguinhos achavam que eu era doido pois ouvir a rádio relógio era mais legal do que jogar video-game!!!
    Valeu mano,Te agradeço de coração por essa matéria! Deus-o abençoe!

    Por Blogger GENUINO MARTINS, às 25 de junho de 2008 às 07:54  

  • Olá, Cassio.

    Foi com muita alegria que li esta maravilhosa matéria. Em 1975, era garoto e ganhei de minha mãe um rádio gravador. Vivia gravando a Rádio Relógio e tenho uma gravação desta fase até hoje, com a Íris falando "Dezesseis Horas". Aliás, adora ouví-la falando Dezesseis e Dezessete Horas.

    Tive a oportunidade na época de conhecer a Emissora quando suas instalaçoes eram na Presidente Vargas 417A - Décimo Oitavo Andar.

    Lá conheci o Paulinho, o funcionário da portaria que trabalha lá até hoje e mora no mesmo bairro que eu, aqui em Quin tino. Nos tornamos amigos esses anos todos.

    Abraços e Parabéns pela matéria.

    Por Blogger Unknown, às 18 de agosto de 2008 às 20:57  

  • ola a todos..
    estou na produção de um documentário sobre a Radio Relogio. Queria saber se alguem tem algumas informacoes ou contao com pessoas que trabalharam lá... por favor entrar em contato...

    leoneumann@gmail.com


    muito obrigado

    Por Blogger Leonardo M Neumann, às 26 de agosto de 2008 às 13:55  

  • Olá, vc não imagina como me emocionei lendo sua matéria. Minha mãe acordava e já ligava o rádio na rádio relógio, e eu lá, sem querer levantar da cama, até que enfim depois de várias chamadas levantava para ir ao colégio. Tempo bom que não volta mais, porém ficam as boas lembranças.
    Gostaria de se possível que vc me enviasse alguma gravação daquele tempo, pois no site que indica aqui não consegui encontrar, meus filhos estão doidos pra ouvir e eu recordar.
    Abraços, fica com Deus.

    Por Blogger ilka, às 9 de outubro de 2008 às 16:43  

  • Olha,as emoções para mim são em dobro e de arrepiar,até eu chegar as lagrimas,pois nasci em 1957,a menos de 100 metros de onde ficavam os transmissores da Radio Relógio Federal,e no topo do morro que tinha nos fundos de minha casa ficavam as tres torres de transmissão,eu passei minha infancia ouvindo a Radio Relógio,lá em casa só pegava a Radio Relógio,na Tv alguns canais só pegavam o som da Radio Relógio e a noite no silencio,ouviamos a Radio Relógio,pois no predio dos transmissores ficava sintonizado a Radio 24 Horas ,inclusive naquela epoca faltava muinta energia e o gerador deles barulhento entrava logo em funcionamento,e ouviamos a Radio Relógio,nois meninos brincavamos no imenso terreno da mesma,enfim,nunca imaginei que hoje aos 51 anos eu iria me emocionar ao ouvir um som,que na minha infancia todos viviam reclamando de ouvir,eu gostaria de ter uma gravação de 24horas da antiga Radio Relógio para eu curtir bem baixinho e minha imaginação voltar aos meus tempos de criança(para quem não sabe o predio dos transmissores continua lá no mesmo lugar Escrito Radio Relogio Federal,na Rua Geronimo Afonso 287,no Fonseca em Niterói)Parabens pela materia muinto interessante

    Por Blogger Jorão54, às 23 de outubro de 2008 às 18:38  

  • Infelizmente no Brasil é assim: O dinheiro está acima de tudo. Só os 3P têm acesso a este cobiçado capital: Políticos, Pastores e, Palhaços(em Geral).

    Queria conhecer a radio relógio más, nasci numa época e vivo em outra época - todas erradas.
    Vivo numa época em que Adolescentes se escravizam ao Computador para se esconder do mundo real. E, que a Internet é mais importante do que o rádio. Eu sou diferente! Eu ouço Ondas Curtas, mando cartas pelo correio para emissoras de OC estrangeiras...enquanto os Brasileiros perdem seu tempo bajulando os 3P da sociedade:
    Políticos, Pastores e, Palhaços(em Geral).

    Que saudades das coisas que nunca tive...
    Glauber Gleidson Peres
    Pindamonhangaba SP

    Por Blogger Meretrix de Metus Omna Vincit, às 12 de dezembro de 2008 às 05:47  

  • Olá Cassio. Parabens por esse trabalho de pesquisa maravilhoso sobre a rádio relógio e especialmente por ter nos disponibilizado gratuitamente no seu blog. Muito Grato. Sucesso pra vc e tudo de bom.

    Abraço.

    Por Blogger Unknown, às 5 de maio de 2009 às 09:46  

  • ola cassio ribeiro,
    primeiro gostaria de parabenizá-lo pela matéria "a saudosa...".
    muito bacana. pena somente a rádio ter se transformado no que é hoje.
    era um grande divertimento quando criança, na década de 80, ouvir pelas ondas curtas a rádio relógio federal.
    gostaria de ter as vinhetas desta época - final da decada de 1970 até 1990. como faço para conseguí-las. se alguém ler este comentário que me diga. ou me mande por e-mail em formato mp3 ou qualquer outro. grato
    fernando guimarães - belo horizonte

    Por Blogger fernando guimarães, às 27 de junho de 2009 às 16:58  

  • Olá Cassio, quando era menino e morando no Rio, na década de 70, eu dormia ouvido a rádio relógio. Hoje a escuto no meu celular, coloquei como toque. Muito obrigado.

    Por Blogger Gurgel, às 18 de julho de 2009 às 09:48  

  • Olá Cassio, quando era menino e morando no Rio, na década de 70, eu dormia ouvido a rádio relógio. Hoje a escuto no meu celular, coloquei como toque. Muito obrigado.

    Por Blogger Gurgel, às 18 de julho de 2009 às 09:48  

  • Eu fiquei muito feliz, sobre a materia da radio relogio federal, eu era crianca no interior do Estado do Rio na decada de 70,a radio era muito popular nessa epoca e todo mundo escutava, eu sempre queria saber qual foi o fim da radio,porque eu me mudei do Brasil na decada de 80, cheguei a comprar um radio de ondas curtas, para ver se consegeria pegar a radio mas eu nunca consegui porque eu nao sabia a frequencia, eu gostava de escutar a radio, por causa das curiosidades, e tambem dos comerciais interessantes, um que me lembro... era da "depois do sol quem ilumina a sua casa e galeria silvestre, galeria da luz"
    agora so fica as boas recordacoes do passado, mas fiquei muito feliz em saber que muitas pessoas tambem se lembram da radio com carinho.
    Hernani Cunha,pompano beach fl,USA.

    Por Blogger hernani cunha, às 29 de setembro de 2009 às 18:56  

  • Cassio, fiquei emocionado ao ver a sua matéria. Eu passei a infância e adolescência ouvindo initerruptamente a Rádio Relógio Federal. Meu pai era relojoeiro e, por isso, a rádio ficava permanentemente ligada. Às vezes eu e meus irmãos sentávamos em volta do rádio (era um móvel enorme que também tinha a vitrola) e ficávamos horas ouvindo os tic-tacs e as notícias inusitadas. Parabéns.

    Por Blogger Unknown, às 12 de outubro de 2009 às 21:35  

  • Parabéns Cassio pela postagem!
    Você acredita que no Google foi dificil achar alguma coisa sobre a rádio. Toda vez que viajava para o Rio de Janeiro quando criança, tinha prazer em ouvir a Rádio Relógio Federal, principalmente quando ouvia que o rio campeão em esquistossomose passava na cidade em que meu pai nasceu.
    Você por acaso tem este trecho da curiosidade?
    Um grande abraço.
    Gilmar.
    Ipatinga/MG

    Por Blogger Unknown, às 10 de novembro de 2009 às 15:47  

  • Cassio,

    gostei muito de tua matéria. Em 1969 mudei-me de Montes Claros-MG para o Rio de Janeiro e sempre tive o hábito de ouvir a Rádio Relógio, pelo tic tac das horas certas e também pelas boas informações. Foi muito bom relembrar. Um abraço,

    Juventino Ribeiro
    mercadok3@gmail.com

    Por Blogger Unknown, às 28 de dezembro de 2009 às 15:43  

  • eu ouço a radio relogio constantemente, para acertar meu relogio, eu peço que abaixe volume da programação, na hora de acertar o relogio; por favor desde ja agradeço

    Por Blogger Unknown, às 9 de fevereiro de 2010 às 05:36  

  • Infelizmente companheiros a RADIO RELOGIO nem em segundo plano mais diz as horas como previsto, uma pena,pra mim uma catástrofe o que fizeram com essa emissora.

    Por Blogger Unknown, às 19 de abril de 2010 às 08:37  

  • Saudades da rádio relogio federal. Eu era criança, mas adorava escutar essa rádio. Principalmente a noite, pois só tocava o "você sabia?"
    Na época eu ficava tão intrigada com as horas do rádio relógio federal que fiz minha avó comprar um reloginho de pulso. Quando a locutora falava as horas, eu corria para o reloginho e conferia os minutos e segundos. Claro que ZERO SEGUNDO, nunca batia, eu ficava intrigada mesmo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Velhos tempos, obrigada pela reportagem.

    Por Blogger Unknown, às 7 de maio de 2010 às 03:05  

  • Valeu Cassio. Quando criança, eu dormia todas as noites ouvindo a RRF, no radinho de pilha AIKO presenteado pelo meu saudoso avô. Lembro da vinheta "ZYJ465... Rádio relógio", do bispo Roberto MacAllister desejando "que Deus os abençoe rica e abundantemente" e de comerciais como R. Pinto e Julico Som. Pena não ter gravado alguns minutos da programação. Na minha ingenuidade de criança, achava que a rádio duraria pra sempre.

    Por Blogger Glaucio Bordoni, às 9 de junho de 2010 às 04:59  

  • Olá Cassio.
    Parabéns e obrigado pela reportagem sobre a Rádio Relógio.
    Eu a ouvia todos os dias junto a meus pais e meu irmâo, enquanto nos preparávamos para sair para o trabalho no interior de Minas.
    Gostaria de saber se é possível conseguir uma gravação com 24 h da programação para poder guardar, recordar e mostrar a meus filhos e colegas.


    Atenciosamente

    Ademir de Abreu

    Por Blogger Unknown, às 3 de julho de 2010 às 12:51  

  • Olá Cassio.
    Parabéns e obrigado pela reportagem sobre a Rádio Relógio.
    Eu a ouvia todos os dias junto a meus pais e meu irmâo, enquanto nos preparávamos para sair para o trabalho no interior de Minas.
    Gostaria de saber se é possível conseguir uma gravação com 24 h da programação para poder guardar, recordar e mostrar a meus filhos e colegas.


    Atenciosamente

    Ademir de Abreu

    Por Blogger Unknown, às 3 de julho de 2010 às 12:51  

  • Nasci em 1983.
    Chegava da escola à tarde, almoçava e ia para a rua brincar.
    Mais tarde, eu e minha saudosa avó sentávamos na mesa da copa, ela ligava o rádio e ouvíamos a Rádio Relógio com notícias, informações e muitas horas certas.
    Hoje, tanto tempo depois da morte de minha avó, relembro muito bem os bons momentos que a rádio relógio me fez passar na vida junto à ela.
    Obrigado a todo, que de uma forma direta ou indireta, me fizeram ser feliz.
    Muito obrigado.

    Por Blogger Blog do marconi, às 7 de julho de 2010 às 08:20  

  • Que saudade dos tempos da Rádio Relógio, todas as noites antes de dormir ouvíamos eu meu irmão e minha vó, aguardando o famoso "você sabia". De manhã era minha mãe que sintonizava para que nós não perdessemos a hora de irmos para a aula. Obrigado

    Por Blogger renato, às 13 de julho de 2010 às 18:11  

  • Lembro-me bem de um ditado durante a programação da Rádio Relógio "A mentira cedo ou tarde cairá,mas a verdade permanecerá de pé" Bicho que saudade!! e eu tive o prazer de vizitar os estúdios na Av.Presidente Vargas 509 no centro do Rio onde conheci o Pastor Pedro Bitencurt que tinha um programa diário ás 6hs da manhã. Jorge Douglas<>

    Por Blogger Jorge Douglas, às 23 de julho de 2010 às 13:45  

  • Me lembro da rádio relógio nos meus tempos de criança. Era super legal ouvir as horas a cada minuto e aquele tic tac enquanto eram feitos os comerciais. Boa reportagem!

    Por Blogger ederbhmg, às 2 de agosto de 2010 às 10:33  

  • Fantástica reportagem! Fica aqui meu desafio, será que um site de curiosidades por exemplo não poderia reproduzir a idéia romântica da rádio relógio. Quem sabe uma rádio ter seus momentos de rádio relógio. Da forma como era feito a hora minuto a minuto não estressava.
    Parabéns ao site que mostra que jornalismo não é só falar de crime, como tem parecido pelos outros caanais de imprensa.

    Por Blogger Unknown, às 1 de setembro de 2010 às 17:29  

  • Eu ouça a Rádio Relógio até hoje, digo isso porque a prá mim continua sendo a Rádio Relógio daquela época, anos 70, quando meu saudoso pai sintonizava a Rádio Relógio em 60 metros. Depois com o tempo consegui sintonizar a Rádio em 580 Khz. Moro em Bauru-SP, e continuo sintonizando a rádio em ondas médias, continua ainda com a hora certa, o difícil é ter que ouvir a igreja que comprou a emissora. Saudade! Abraços a todos!

    Por Blogger Luis Fernando, às 8 de setembro de 2010 às 19:02  

  • Malditas Religiões !!!!!!!

    Por Anonymous Anônimo, às 4 de novembro de 2010 às 20:46  

  • O pior é que a rádio ainda se chama Rádio Relógio. Eu não sabia que Jesus agora se chamava Relógio, pois a emissora só fala de religião 24 horas.

    Por Blogger Unknown, às 25 de dezembro de 2010 às 08:35  

  • Boa tarde Cassio,
    Fiquei muito feliz em ver essa matéria sobre a Rádio Relógio Federal. Nasci em 1964 e centenas de vezes em minha vida sintonizei a Rádio e ficava maravilhado com as informações de conhecimentos gerais que eram veículadas na emissora. Queria te parabenizar pela brilhante pesquisa que fez mostrando inclusive a locutora que tanto ouvi e ficava imaginando como seria, sem no entanto sequer saber o seu nome. Hoje eu sei graças a você Cassio. Recordar é viver e cultura é sempre bem vinda a qualquer hora e a custo zero. Um grande abraço e pode contar comigo para divulgação ou o que você precisar. Luiz Pereira Soares.

    Por Blogger luiz pereira, às 3 de janeiro de 2011 às 09:25  

  • Para quem quiser matar a saudades da hora falada pelo radio informo que ainda existe uma radio em brasilia que informa a hora oficial na frequencia de 10.oookhz, o dificil é ter um radio que sintoniza essa frequencia, apenas alguns sobreviventes radioamadores tem esse radio conhecidos como multi banda.

    Por Blogger cn.della, às 13 de janeiro de 2011 às 18:13  

  • Primeiramente devo parabenizar o Cassio por tão briliante materia sobre a saudosa Radio relogio federal do RJ, que alias tomei a liberdade de postar no YouTube o audio do Aymore em conjunto com o antigo "slogan".( http://www.youtube.com/watch?v=pp_k-xte1nI )
    Devo tambem corrigir o comentário do Sr carlosnorberto2000.

    Os sinais horários recebidos em 10mhz , são gerados no Rio de Janeiro pelo DSHO (observatorio Nacional).

    E quanto a "algums radioamadores sobreviventes" devo corrigir que somos (ate 2010), 32.856 estações no Brasil,registradas junto a ANATEL.O estado onde se tem o maior número de estações licenciadas é São Paulo, 9.824, seguido do Rio de Janeiro e em 3º lugar o Rio Grande do Sul.

    Tenho orgulho de ser radioamador.

    73 de PY3UF RS jorge Zottele

    Por Blogger webradio zota, às 24 de janeiro de 2011 às 20:43  

  • FIQUEI EMOCIANDO, COM A MATERIA
    LEMBRO-ME PERFEITAMENTE TODA MINHA INFANCIA OUVINDO A RADIO RELOGIO, FIZ UMA VIAGEM QUE VOCES NAO IMAGINAM, PARABES BELO TRABALHO.

    Por Blogger ASSIS, às 19 de fevereiro de 2011 às 00:05  

  • ela foi vendida ao bispo em 86 e nao 66 pois mesmo no inicio da decada de 80 ela so tinha o vc sabia e comerciais era ouvinte aciduo ai sem em 86 ela foi vendida para a Igreja de nova vida

    Por Blogger oito, às 19 de fevereiro de 2011 às 20:05  

  • Emocionante, tinha receiro de nunca mais ouvir o tic toc e o "Você Sabia", mesmo que gravado por alguns segundos...Para quem é apaixonado por rádio e relógios como eu, as lágrimas são inevitáveis.

    Por Blogger Ev@ndro L!ns, às 7 de abril de 2011 às 19:02  

  • Também tenho saudades da Radio Relógio e lendo os Posts, desenvolvi um brinquedinho, quem quiser testar:

    Envie um torpedo do seu celular para (11)8632-8619 com a palavra CURIOSIDADE
    O sistema irá "sortear" uma mensagem "Você Sabia?" e devolver para o seu celular.

    Alexandre Lobo
    alexandre.lobo@alf.inf.br

    Por Blogger ALF Autocom, às 19 de agosto de 2011 às 12:49  

  • PARABENS PELA MATÉRIA TIVE O GRANDE PRIVILEGIO DE PARTICIPAR NAS PROGRAMAÇÕES DA RADIO RELÓGIO FEDERAL NO PROGRAMA PALAVRA DE FÉ E ESPERANÇA C/ OS PASTORES ELSOM BIANQUE , ALFEU MOREIRA DE SOUZA , E OS DIÁCONOS DAVID MARTINS E LAIR DE OLIVEIRA , NESTE PROGRAMA, RECEBEMOS CARTAS DE VÁRIO ESTADOS DO BRASIL. UM FORTE ABRAÇO,CORDIALMENT PR ALCI PIRES!!

    Por Blogger PIRES, às 13 de setembro de 2011 às 06:01  

  • PARABENS PELA MATÉRIA TIVE O PRIVILEGIO DE PARTICIPAR POR MAIS DE 05ANOS DAS PROGRAMAÇOES NA RADIO RELÓGIO FEDERAL, NO PROGRAMA PALAVRAS DE FÉ E ESPERANÇA C/ OS DIÁCONOS DAVID MARTINS, LAIR DE OLIVEIRA, PR ELSON MARCOS BIANQUE E ALFEU MOREIRA DE SOUZA.CORDIALMENTE PR ALCI PIRES!

    Por Blogger PIRES, às 13 de setembro de 2011 às 06:09  

  • A Igreja Internacional da Graça de Deus,Instituição ABONADÍSSIMA,poderá,com toda a certeza e com as Graças do Senhor e,também,as Graças do Pastor R.R.Soares,homem de reputação ilibada,VOLTAR A TRANSMITIR ATRAVÉS DA RADIO RELÓGIO FEDERAL,COMO ORIGINALMENTE ERA FEITO,o que,acredito,NÃO IRIA TRAZER NENHUM PREJUÍZO À IGREJA,MUITO PELO CONTRÁRIO,IRIA LHE TRAZER BENESSES.Tal providência,não prejudicaria a PROGRAMAÇÃO ATUAL,bastando apenas que houvesse uma INTERAÇÃO ENTRE A TRANSMISSÃO COM AS INFORMAÇÕES DAS HORAS COM INFORMAÇÕES SOBRE CURIOSIDADES RELIGIOSAS E A PROGRAMAÇÃO EVANGÉLICA,PROPRIAMENTE DITA.Grato pela atenção.Em 04.10.2011-3ª feira.Jairo Pinto de Carvalho(JPCRBM@GMAIL.COM).

    Por Blogger JPC, às 3 de outubro de 2011 às 22:35  

  • Gostava muito dessa radio..no inicio da década de 90 todos os sábados tinha uma programação chamado SABADO QUENTE com musica gospel... muito bom aqueles tempos...

    Por Blogger leo, às 10 de outubro de 2011 às 13:50  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Daniel Peters, às 23 de novembro de 2011 às 11:19  

  • Que saudade da radio relógio! Quando eu tinha uns 11 anos (1977) quando meu pai foi pescar de barco. Ele e mais dois amigos saíram do Quadrado da Urca no começo da tarde com destino a ilha de Marica. No final da tarde o tempo mudou, entrou um vento sudoeste e começou aquela tempestade tropical, com vários raios, trovões... Eu estava em casa com muito medo e preocupado com meu pai. Meu pai tinha um rádio que pegava FM/AM e ondas curtas. Eu adorava aquele rádio, podia escutar a noite estações estrangeiras. Mas naquela noite eu não consegui pegar nenhuma estação estrangeira, a tempestade atrapalhava a recepção. Foi neste momento que mudei para sintonia AM. Quando escutei a radio relógio foi uma grande emoção, meu pai sempre escutava a Rádio Relógio. Foi à primeira fiquei acordado a noite, a Rádio Relógio, em meio a tempestade, que me tranqüilizou durante a noite. Muito Obrigado! Demorou um pouquinho para agradecer. Meu pai chegou bem no outro dia. Depois deste dia eu fui a todas as pescarias com ele e no meio do oceano eu tentava sintonizar a Rádio Relógio e fiava observando as Três Marias. Saudade. Agora estou em Brasília

    Por Blogger Daniel Peters, às 23 de novembro de 2011 às 11:20  

  • Bom...tão bom e ouvir falar nessa rádio e mais forte ainda é sentir. Ao ler essas palavras sobre a RRF, consigo visualizar-me em meus 11, 12 anos. Eram os últimos anos da tão saudosa década de 80...coisa boa.
    Ouvia sobre curiosidades, sobre esportes...ouvia à noite. Ah! Esta vida distancia-nos de momentos assim, e só nos restam as lembranças. Em momentos como este, os olhos são invadidos pelas lágrimas e o desejo é retornar, mesmo que por uns poucos instantes, àqueles anos que hoje são um rabisco valioso em minha memória; uma pintura conhecida apenas por aqueles, que como eu, tiveram o prazer de ouvir o "Você Sabia?". Tanta falta faz e hoje, fica a internet e a possibilidade de reviver, embora em meio aos pesares do século XXI.
    Os 80 passaram e eu os vivi, mesmo que com a RRF e eu; eu os vivi.

    Por Blogger 64, às 14 de dezembro de 2011 às 14:27  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Vagner, às 6 de abril de 2012 às 21:44  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:02  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:03  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:07  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:09  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:12  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:14  

  • O pastor R.R. Soares, com a compra da Rádio Relógio, acabou com a possibilidade de se acertar o relógio com precisão de segundo, como se podia fazer antes. Ou seja, se fazia o relógio voltar a marcar exatamente ao terceiro sinal, em sincronia com o relógio atômico. Agora, a hora marcada é apenas aproximada, podendo o relógio ficar com diferença de quase um minuto, e às vezes nem aproximada, porque não é informada em todos os minutos do dia. Poderia muito bem ter sido mantida a informação das horas como antes e A Palavra De DEUS Ser Pregada sem prejuízo de uma sílaba sequer, como antes era feito com as curiosidades que eram divulgadas (você sabia?). E atualmente poderia também ser acessível pela Internet. Mas, afinal, para que manter bem feito se pode passar a ser mal feito? Esta é uma característica do brasileiro, infelizmente, salvo raríssimas exceções.

    Por Anonymous Anônimo, às 22 de abril de 2012 às 10:17  

  • Pensar no tempo que passou é mais que saudade. É resgatar princípios e rever a moldagem cultural de uma personalidade que se esculpe aos poucos com as mínimas coisas que aprendemos desde a infância. A rádio relógio faz parte da minha educação e personalidade, portanto mesmo não mais existindo, sua história aqui contada traz-me de volta a alegria de saber que mesmo mortal não envelheço. Tira da preguiça os neurônios que hoje estão sonolentos com o passar do tempo não mais contado pela maravilhosa radio relógio. Obrigado pelo rejuvenescimento de mais de 50 anos.

    Por Blogger Paulo Alencar, às 27 de abril de 2012 às 01:40  

  • Pensar no tempo que passou é mais que saudade. É resgatar princípios e rever a moldagem cultural de uma personalidade que se esculpe aos poucos com as mínimas coisas que aprendemos desde a infância. A rádio relógio faz parte da minha educação e personalidade, portanto mesmo não mais existindo, sua história aqui contada traz-me de volta a alegria de saber que mesmo mortal não envelheço. Tira da preguiça os neurônios que hoje estão sonolentos com o passar do tempo não mais contado pela maravilhosa radio relógio. Obrigado pelo rejuvenescimento de mais de 50 anos.

    Por Blogger Paulo Alencar, às 27 de abril de 2012 às 01:43  

  • Gostaria de enfatizar o que o amigo JPC disse: (VOLTAR A TRANSMITIR ATRAVÉS DA RADIO RELÓGIO FEDERAL,COMO ORIGINALMENTE ERA FEITO,o que,acredito,NÃO IRIA TRAZER NENHUM PREJUÍZO...) Continuando.. SERIA MUITO BOM PARA TODOS SE VOLTASSE A ANTIGA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO RELÓGIO FEDERAL, NEM QUE SEJA POR UM DETERMINADO HORÁRIO DURANTE A SEMANA, POR EX. SEPARANDO UM HORÁRIO DURANTE AS MANHÃS E OUTRO HORÁRIO DURANTE AS TARDES, COM A PROGRAMAÇÃO ORIGINAL DA RÁDIO(COMO ERA FEITO ANTES).. NÃO CUSTA NADA FAZER ISSO, DEDICAR UMA PEQUENA PARTE DO DIA , NEM QUE SEJA DUAS OU QUATRO HORAS DIÁRIAS, EU DUVIDO QUE A AUDIÊNCIA NÃO AUMENTARIA! PASTOR, EU ACREDITO Q VOCÊ SEJA UMA PESSOA GENEROSA E IRÁ ATENDER NOSSOS PEDIDOS! VOLTE À PASSAR A PROGRAMAÇÃO ANTIGA DA RÁDIO RELÓGIO!

    Por Blogger Vagner, às 8 de maio de 2012 às 17:40  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Ricardo Alves, às 18 de maio de 2012 às 16:14  

  • Gostei muito desta matéria que reproduzi no face para que os mais novos conheçam o nosso google dos anos 70,80 e 90 no Brasil. Parabéns

    Veja o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=421649984526134&set=a.253642461326888.80139.100000434073963&type=1&theater

    Por Blogger Ricardo Alves, às 18 de maio de 2012 às 16:15  

  • caramba cara que massa , ainda me lembro dessa época eu era menino e moro em Natal RN e sempre comentava com minhas filhas de saudosa RADIO RELOGIO, nunca esqueci,valeu por nos dar essa oportunidade de lembrarmos da nossa infancia, muito obrigada meu nome é antonio valeu.

    Por Blogger Unknown, às 31 de março de 2013 às 19:59  

  • caramba cara que massa , ainda me lembro dessa época eu era menino e moro em Natal RN e sempre comentava com minhas filhas de saudosa RADIO RELOGIO, nunca esqueci,valeu por nos dar essa oportunidade de lembrarmos da nossa infancia, muito obrigada meu nome é antonio valeu.

    Por Blogger Unknown, às 31 de março de 2013 às 20:00  

  • AMIGO SHOW ADORAVA A RADIO RELOGIO, MAIS A UM ERRO AI A DATA DA FUNCAÇÃO ESTA CORRETA MAIS ELA FOI VENDIDA A IGUREJA DE NOVA VIDA EM MEADOS DA DECADA DE 80 E NAO EM 66 E ATE 82 PELO MENOS A PROGRAMAÇÃO ERA 30 SEGUNDOS DE VC SABIA E 30 SEGUNDOS DE COMERCIAIS, E AS 23 30 AS ZERO HORA TINHA O NOTICIARIO DIARIO SE NAO ME ENGANO RELOCIO NOTICIAS
    DEPOIS DE 83 SE BEM ME RECORDO ENTROU A IGREJA DE NOVA VIDA E EM 1984 ESSA PROGRAMAÇÃO QUE VC MENCIONOU ACIMA ENTROU NO AR DE 7 DA MANHA A MEIA NOITE
    NA MADRUGA ERA SO VC SABIA.

    Por Blogger oitosto, às 16 de agosto de 2013 às 22:01  

  • Muito bom mesmo recordar o tempo que podíamos ouvir essa Rádio; todos de minha familia apreciava desde minha mãe até nós os filhos mais novos. Que pena tudo que é bom nesse país se acaba, vou mostrar p/ minhas irmãs essa sua postagem, muito rica e preciosa, me fez fazer uma viagem no tempo. Deus o abençoe!

    Por Blogger Graça Oliveira, às 6 de setembro de 2013 às 16:04  

  • Muito bom mesmo recordar o tempo que podíamos ouvir essa Rádio; todos de minha familia apreciava desde minha mãe até nós os filhos mais novos. Que pena tudo que é bom nesse país se acaba, vou mostrar p/ minhas irmãs essa sua postagem, muito rica e preciosa, me fez fazer uma viagem no tempo. Deus o abençoe!

    Por Blogger Graça Oliveira, às 6 de setembro de 2013 às 16:05  

  • Eu morava no interior (norte do Rio Grande do Sul) e ouvia a noite em onda media 586mts frequência 580khz e durante o dia em onda tropical de 49mts frequência 4905khz . Não imaginava que aquele toc, toc, toc ao fundo um dia iria acabar.

    Por Blogger AZBOX porto alegre 84082817, às 26 de setembro de 2013 às 04:03  

  • A Radio Relógio por volta de 1988 à 1991, teve um período de verdadeira transformação (para melhor), quando tinha em seu comendo o Pastor Flavio, que com idéias vanguardistas mudou muito a programação da emissora, cortando durante alguns programas o tic tac, considerado por muitos como enfadonho e anexando programas diversos que aumentaram em muito a audiência da tradicional Rádio Relógio, destaque para o programa esportivo com transmissões ao vivo dos melhores jogos do Rio de Janeiro e do Brasil, sob o comando e liderança de Joel dos Santos e com a participação do ex craque Jair Marinho, o programa esportivo destacava os embates da segunda divisão profissional do Rio de Janeiro e premiava os ouvintes com rádios relógios e outros brindes, em seguida, outros programas apareceram e também ganharam muita audiência, transformando a Radio Relógio mais popular, pois continuava dando a hora certa e ao mesmo tempo informando e divertindo o ouvinte.
    Porem, não agradava a todos já que diversos pastores que tinham programas religiosos na emissora, protestaram, alegando que a Rádio Relógio estava perdendo sua característica de emissora religiosa, não demorou para que o Pastor Flávio fosse retirado do comando da emissora e a programação "do mundo" fosse retirada do ar. Daí em diante....a queda foi constante. Hoje só resta a saudade das informações que eram retiradas da enciclopédia Barsa e da voz inconfundível da Iris Littieris.
    Joel Leocadio - Rio de Janeiro

    Por Blogger Unknown, às 27 de setembro de 2013 às 07:07  

  • Bons tempos. Tenho muita saudades. Pena que a rádio tenha terminando suas atividades. Me lembro quando bem cedinho minha avó me acordava, abria a janela, o sol ainda bem fraquinho entrava pela casa. Aquele cheirinho de café vindo da cozinha e a rádio relógio marcando o tempo.

    Por Blogger Lenilson, às 1 de outubro de 2013 às 21:54  

  • Concordo.

    Por Blogger Unknown, às 22 de setembro de 2014 às 14:59  

  • Amei edsa reportagem,a mt procurava saber como funcionava.Lembrei meus saudosos pais se preparando para nao perderem a barca qd vinham ao Rio,pois eramos de Paqueta.So mts anos depois vim a conhecer p Parque Xangai largo da Penha 19,a galeria silvestre que ilumina seu lar ainda existe.Que bom a moça ainda trabalha.Parabens pelo blog!

    Por Blogger Unknown, às 22 de setembro de 2014 às 15:05  

  • Concordo.

    Por Blogger Unknown, às 22 de setembro de 2014 às 15:08  

  • A gente escutava a Rádio Relógio no interior do Paraná, região de Maringá; naquele tempo era difícil até comprar um relógio, falta de dinheiro mesmo, rádios, poucas pessoas tinham, as emissoras de rádio encerravam suas transmissões à meia-noite; quem acordasse lá pelas duas da madruga tinha dificuldade em saber as horas, certa vez uma família acordou e não sabia que horas eram, foram para a roça de algodão colher, aí não amanhecia nunca, voltaram para casa para dormir.

    José Andrade de Oliveira

    Curitiba, Pr

    Por Blogger José Andrade de Oliveira, às 29 de março de 2015 às 03:45  

  • Ola, a todos, será que alguém tem fitas gravadas da rádio relógio que poderei disponibilizar as gravações, se sim mande para erhssa@hotmail.com.br, fico grato com a ajuda

    Por Blogger BlindBox Serviços 71 9 9912-9050, às 18 de julho de 2015 às 08:54  

  • Meu pai sintonizava em Londrina, nas décadas de 50 e 60, quando íamos viajar de trem ou ônibus, no início da manhã. Só saudades imensas.

    Por Blogger Unknown, às 19 de julho de 2015 às 15:02  

  • Quando lembro da Rádio Relógio, automaticamente me vem a minha infância e juventude, todo mundo se ligava para, para se manter na hora certa, sai cedo para trabalhar, 05:00 e sintonisava a Rádio Relógio para ver se o relógio estava certo. Muitas lembranças boas desta época. Parabéns por sua matéria.

    Por Blogger Unknown, às 11 de agosto de 2016 às 18:34  

  • Quando lembro da Rádio Relógio, automaticamente me vem a minha infância e juventude, todo mundo se ligava para, para se manter na hora certa, sai cedo para trabalhar, 05:00 e sintonisava a Rádio Relógio para ver se o relógio estava certo. Muitas lembranças boas desta época. Parabéns por sua matéria.

    Por Blogger Unknown, às 11 de agosto de 2016 às 18:35  

  • Quando lembro da Rádio Relógio, automaticamente me vem a minha infância e juventude, todo mundo se ligava para, para se manter na hora certa, sai cedo para trabalhar, 05:00 e sintonisava a Rádio Relógio para ver se o relógio estava certo. Muitas lembranças boas desta época. Parabéns por sua matéria.

    Por Blogger Unknown, às 11 de agosto de 2016 às 18:35  

  • Parabéns pela reportagem. Lembra minha infância e adolescência. Lembro-me até hoje de como era. Saudades.

    Por Blogger Unknown, às 27 de fevereiro de 2017 às 17:41  

  • Olá, meu amigo.
    Gostei muito da sua pesquisa e da matéria sobre essa inesquecível emissora. Conheci a Rádio Relógio Federal nos anos 60 (nasci em 1956), mas, princialmente nos anos 70 e 80, é que curti muito a programação desta tão saudosa emissora.
    Sou católico, mas admirava muito o momento do CAFÉ ESPIRITUAL, do Bispo Roberto McCallister.
    Pena que a programação foi completamente alterada, não sobrando nada mais que o nome RÁDIO RELÓGIO, daquilo que por décadas foi o despertador e relógio 24 horas por dia para milhares ou milhões de brasileiros.

    Por Blogger jtmontanheiro40anos, às 20 de março de 2017 às 15:27  

  • Moravamos em Petrópolis e tiramos um rádio toca disco marca ABC. Era nele que ouvimos a rádio relógio.

    Por Blogger Unknown, às 25 de junho de 2017 às 06:12  

  • Parabens pela reportagem. Nasci em 56 em Tubarão/SC e lembro perfeitamente quando meu pai sintonizava a Radio Relógio para acertar nossos relógios, pois todos eram mecânicos, já que o digital não existia ainda.Imaginava que sintonizava em Ondas Curtas, mas parece que a frequencia era só em OM. Nem imaginei que em OM pudesse "pegar" a uma distancia tão grande. Lembro que era meio dificil sintonizar e só conseguia a noite.Dias atrás recebi por Whats uma gravação de um pequeno trecho da Radio Relogio. Me levou a infância. Tenho guardado até agora.

    Por Blogger Unknown, às 24 de agosto de 2017 às 07:46  

  • Amava e ainda amo a antiga Rádio Relógio Federal. Daria tudo para vê-la e tê-la de volta. Tempos em que o Brasil era mais Brasil, mesmo com todas as dificuldades do povo naquela época. Saudades de tudo dessa rádio. Tempo que já não volta mais.
    A ganância tomou conta de tudo aquilo que fazemos, atualmente e já não há mais bastante espaço para preservar e manter as recordações daquilo ou o próprio objeto-alvo que marcou gerações, por décadas.
    Parabéns pela matéria.




    2 de outubro de 2017

    Por Blogger iranardo, às 2 de outubro de 2017 às 10:26  

Postar um comentário

<< Home